Muitas empresas, artistas, autônomos, gastam verdadeiras fortunas em publicidade, mas, esquecem de trabalhar um dos pontos principais, a marca. Mas o que é “Branding“, logotipo, marketing? Qual a diferença? Em poucas palavras, mostraremos neste artigo a definição de branding e sua influência no desenvolvimento de sua empresa.

O que é Branding?

brandingBasta pensar nos grandes nomes: McDonald’s, Starbucks, Coca-Cola. Esses gigantes usam o branding para anunciar, criar compromisso com seus clientes e evangelizar seus usuários [e não usuários] para sua marca.

Para artistas como Prince, Beyoncé e Jennifer Lopez, o seu branding pessoal sempre foi bem-sucedido: a mania de brincar com sua identidade artística sempre criou o esperado burburinho.

O Branding vai gerenciar o desenvolvimento gráfico de sua marca, para produzir uma influência positiva sobre a percepção dos clientes para o seu negócio; é o seu link, a sua comunicação com o público.

A boa gestão da marca deve contribuir para o sucesso da sua empresa. Deve marcar as consciências, criar uma comunidade em torno de sua marca: a marca reflete seus valores, sua missão bem definida, sua imagem. Deve garantir que seus clientes endossem voluntariamente sua marca sem que você peça nada.

Primeiro de tudo, é o público que caracteriza sua marca através de seu comprometimento e sua percepção positiva dela.

O logotipo: a identidade visual da empresa

Uma vez definidos os valores e a missão, o logotipo irá definir sua identidade visual. A escolha do nome, letras, tipo,  cores, símbolos, se tornará a primeira referência visual com o mundo exterior e o tornará reconhecível entre outros, mas é a sua estratégia de marketing que aumentará a reputação do seu negócio.

Marketing: o diferencial de tudo

O marketing reúne todos os elementos que podem constituir o sucesso de sua empresa: branding, logotipo, estratégia de marketing. O processo pode levar muito tempo (antes que o engajamento público se concretize), e o público saiba que a marca pertence a você. Embora não existam receitas milagrosas, alguns elementos-chave parecem favorecer a conexão entre a marca e o público, como a coerência e a emoção.

A importância de um bom desenvolvimento da imagem da marca

Estratégias de BrandingEm resumo, o branding serve para:

1 – Distinguir você da concorrência em um mundo onde a abundância de opções pode surpreender o consumidor.

2 – Agregar valor aos seus produtos e serviços quando chegar a hora de fazer uma oferta. Como ponto de venda, o preço não é mais suficiente: os consumidores também compram a marca, seus valores, sua qualidade.

3 – Criar e fortalecer relacionamentos com os clientes: fazer as pessoas falarem, contar sua história, gerar um senso de identificação, o branding permite que as marcas se conectem emocionalmente com os clientes.

4 – Garantir um padrão consistente e apoiar e estruturar uma marca a medida que evolui.

A marca é a essência de nossas habilidades para a vida e maneira como nos conectamos aos nossos clientes e parceiros. Nossa equipe de design acompanhará você em todas as etapas do seu projeto. Entre em contato agora conosco e descubra como tornar sua marca um sucesso.

Estamos Ansiosos para colaborar na sua imagem de marca!